Os laboratórios clínicos desempenham um papel crucial no diagnóstico e tratamento dos pacientes, e para garantir a precisão dos resultados, é essencial que o processo do Controle Interno da Qualidade seja eficiente. É aqui que entram estratégias para garantir a maior estabilidade no sistema analítico, consequentemente aumentando a confiabilidade dos exames realizados.
Neste artigo, apresentaremos o case de sucesso do Laboratório Paulo C. Azevedo, que otimizou seu processo do CIQ e hoje possui mais de 25 postos de coleta em diversos hospitais e clínicas no Estado do Pará, garantindo a segurança através da eficiência do Controle Interno.
Conversamos com a Responsável Técnica, à frente ao processo de qualidade há 23 anos, Silvana Pires, que presenciou desafios ao iniciarem a implantação do CIQ, quando antes utilizavam os dados gerados pelos equipamentos e aplicavam os cálculos estatísticos manualmente para avaliar o desempenho do sistema analítico, tomando por base o intervalo de bula e planilhas do Excel.
Esses métodos impossibilitavam a validação diária dos controles, porque eram incompletos e insuficientes e pela quantidade de analitos e equipamentos a serem analisados na rotina. Vieram se deparando com muitos erros na análise do controle, por sempre dependerem da intervenção de um profissional com conhecimentos científicos (nível superior). Surgiu então a necessidade de uma otimização do processo do Controle Interno da Qualidade no laboratório para garantir a confiabilidade dos resultados
Em 2006, o Laboratório Paulo C. Azevedo iniciou a busca por uma ferramenta para otimizar a eficiência do CIQ. Encontraram o QualiChart, desde então essa tem sido a ferramenta primordial para a confiabilidade dos exames.
Ao longo dos 17 anos utilizando o sistema, Silvana presenciou diversos casos que destacaram a qualidade do desempenho analítico do CIQ e relembrou um caso específico, onde receberam o questionamento de um cliente, sobre a correção do resultado da dosagem da Vitamina D. Depois de levar para o médico o resultado, o cliente retornou ao laboratório alegando erro referente ao resultado do exame de Vitamina D, onde o valor ultrapassava exorbitantemente a média normal.
Para provar a precisão do resultado, a equipe do laboratório extraiu relatórios da ferramenta de CIQ para a Vitamina D, com o registro de desempenho do controle dos meses anteriores, incluindo gráficos de análise e tratativas de não conformidades.
“O cliente tinha a formação de farmacêutico, e por entender um pouco, se surpreendeu com a complexidade do processo de Controle Interno quando mostramos as informações e acabou se desculpando pelas acusações de erros por parte do nosso laboratório”, compartilhou Silvana.
Por fim, descobriram que o nível elevado no cliente era real e devido à toxicidade do medicamento suplementar manipulado utilizado, atestando o resultado correto para o alto valor de vitamina D no laudo emitido pelo laboratório. A realização do controle interno permitiu ao laboratório ter confiança e assegurar a qualidade do resultado apresentado.
Silvana finaliza destacando a importância de contar com a ferramenta automatizada no processo de Controle Interno da Qualidade em laboratórios clínicos:
“O sistema nos deu uma visão geral do controle em todas as unidades do laboratório, o que traz uma possibilidade de anteciparmos problemas através da análise dos dados em tempo real.
Recomendo muito o QualiChart para outros laboratórios. Considero uma ferramenta completa e excelente para registros e análise de dados, principalmente pela amplitude de informações que são registradas.
Com o QualiChart, recebi apoio e praticidade para avaliar o controle de qualquer lugar e consultar as informações do sistema analítico a qualquer hora.
Hoje tenho a visão completa da influência dos calibradores, tendências, impactos no controle pela média, análises de impacto dos equipamentos, economizando horas e horas de trabalho para agir em tempo real, vendo os dados diretamente no sistema.
Considero o QualiChart a ferramenta que melhor demonstra o desempenho analítico, detecta tendências no controle e nos aponta as não conformidades, facilitando as análises que precisamos fazer em tempo real. Hoje é impossível mantermos o controle sem o QualiChart.”
São casos assim, como do Laboratório Paulo C. Azevedo, que nos inspiram na missão de garantir que todo laboratório clínico possa entregar resultados com mais confiabilidade para os seus pacientes e conquistar maior reconhecimento da comunidade médica, atendendo às expectativas de seus pacientes, mas também aumentando sua confiança e a credibilidade no mercado.
Comumente conversamos com profissionais engajados e passamos nossos dias oferecendo valor excepcional, ajudando pessoas que ficaram completamente presas e frustradas com o CIQ por meses, senão anos, a alcançar clareza e confiança no processo analítico e nos resultados entregues. Uma a cada duas das pessoas (50%) com quem conversamos pede ajuda para implementar sua nova estratégia.
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dos métodos tradicionais, adotando recursos mais eficientes para melhorar a qualidade dos processos analíticos, facilitar a tomada de decisões e para aumentar sua confiança nos resultados para os pacientes.